Na quarta-feira, 19 de novembro, data em que se celebrou o Dia do Empreendedorismo Feminino, o Ministério do Empreendedorismo (MEMP) lançou oficialmente a “Elas Empreendem, uma cartilha de fortalecimento socioemocional desenvolvida de forma colaborativa pela Comissão Temática de Educação Empreendedora da Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino – Elas Empreendem.
A publicação reúne conteúdos e ferramentas essenciais para apoiar mulheres em sua jornada empreendedora, combinando aspectos emocionais, financeiros e de formalização, com linguagem acessível e foco no fortalecimento da autonomia e da confiança das empreendedoras brasileiras.
A cartilha aborda temas como autoconhecimento, autoestima, inteligência emocional, construção de redes de apoio, organização financeira, precificação, crédito responsável e orientações práticas sobre formalização como MEI. Também reúne informações sobre direitos das mulheres e políticas públicas — como a Política Nacional de Cuidados — que impactam diretamente a vida e o cotidiano de quem empreende.
Mais do que um guia técnico, a publicação valoriza trajetórias reais, reconhece obstáculos e destaca as potências das mulheres brasileiras, reforçando o empreendedorismo feminino como motor de inclusão produtiva, bem-estar e desenvolvimento econômico.
“O empreendedorismo feminino é uma força transformadora no país. Ao lançarmos esta cartilha justamente no Dia do Empreendedorismo Feminino, reafirmamos nosso compromisso em oferecer ferramentas concretas para que cada mulher empreendedora tenha mais segurança, autonomia e oportunidades para prosperar. Quando fortalecemos as mulheres, fortalecemos famílias, comunidades e todo o Brasil”, explica o ministro Márcio França.
A cartilha está disponível gratuitamente para uso em oficinas, formações, rodas de conversa e iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino em todo o país.