CRCSP sedia grande evento sobre a Reforma Tributária

No dia 1 de julho, São Paulo recebeu a edição Sudeste do Seminário Reforma Tributária pelo Brasil, uma realização conjunta da Fenacon, CFC, Sescon-SP e CRCSP, com apoio das entidades congraçadas da contabilidade paulista.

Com foco na reforma tributária do consumo, o encontro promoveu o diálogo entre representantes da Receita Federal, do fisco municipal paulistano e das entidades da classe contábil, abordando os principais desafios da implementação do novo modelo e seus impactos para empresas, contribuintes e administração pública.

“A Reforma Tributária é um tema de grande importância que nós do CRCSP temos abordado em nossas atividades em todo o Estado de São Paulo. Este evento reforça a aproximação das Entidades Contábeis com o Poder Público, o que mostra que estamos todos trabalhando juntos, de mãos dadas, pelo bem comum”, destacou o presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, ao abrir o evento, realizado na sede do Conselho.

Na mesma linha, o presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos Santos, destacou a importância do engajamento coletivo para enfrentar os desafios da reforma tributária. “Estamos falando de uma mudança profunda, que exige preparação técnica, escuta ativa e atuação coordenada entre setor público e setor produtivo. O contador será peça-chave nesse processo de transição, e nosso compromisso como entidade é garantir que ele tenha acesso à informação qualificada e espaço no debate”, disse.

A programação técnica foi aberta com a apresentação do secretário da Fazenda do Município de São Paulo, Luiz Felipe Arellano, que trouxe a perspectiva do poder público municipal sobre a reforma, detalhando as ações da Prefeitura no processo de preparação para as mudanças, os desafios operacionais e institucionais e os impactos na rotina dos contribuintes e dos profissionais da contabilidade.

Na sequência, o auditor fiscal da Receita Federal e gerente do projeto de implantação da reforma tributária do consumo, Marcos Hubner Flores, apresentou os fundamentos do novo sistema, as etapas de transição para o IBS e a CBS, e destacou a importância da cooperação entre administrações tributárias e contribuintes para garantir um processo mais transparente, simplificado e eficiente.

O vice-presidente institucional da Fenacon, Reynaldo Lima Jr., também contribuiu com uma exposição sobre os desafios e oportunidades da reforma, reforçando o papel estratégico dos contadores como protagonistas nesse processo de transição. “Este a primeira edição do seminário, que será realizado nas cinco regiões do país. Os primeiros meses de adaptação às novas regras da Reforma Tributária não vão ser fáceis. Teremos um período longo de transição, mas depois disso tudo teremos uma profissão contábil ainda mais valorizada e reconhecida”, destacou.

O evento foi encerrado com um painel de debates que reuniu o presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, o presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos Santos, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina, Reynaldo Lima Jr. e o auditor Marcos Hubner Flores.

Pelo CRCSP, também estiveram presentes a vice-presidentes de Administração e Finanças, Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva, e de Fiscalização, Ética e Disciplina, Flávia Augusto, ainda participaram do evento conselheiros e representantes, além do presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon; presidente da Fecontesp, José Heleno Mariano; presidente da Apejesp e conselheira do CRCSP, Suely Gualano Bossa Serrati; e o presidente da Anefac Regional São Paulo, Gildo Freire de Araújo.

Esta foi a primeira edição do seminário, que percorrerá as cinco regiões do país, promovendo o diálogo entre os fiscos e a classe contábil.

Compartilhe:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn