Levantamento do Sebrae mostra avanço na abertura de MEIs e microempresas, com impacto direto na renda e na economia nacional
Por Comunicação FENACON
De acordo com o Atlas dos Pequenos Negócios, elaborado pelo Sebrae, cerca de 3,9 milhões de brasileiros deixaram a informalidade ao longo de 2024. O levantamento revela que 2,5 milhões se registraram como microempreendedores individuais (MEI) e outros 1,4 milhão abriram micro e pequenas empresas (MPEs), consolidando uma tendência de crescimento do empreendedorismo formal no país.
Os dados mostram que 26% dos atuais MEIs estavam na informalidade antes de se registrarem e que 15% dos donos de MPEs também formalizaram suas atividades em 2024. O movimento reflete o fortalecimento do ecossistema empreendedor e a importância das políticas de estímulo à regularização.
O estudo mostra que o número de empreendedores que migraram para a formalidade via MPE subiu de 13% em 2022 para 15% em 2024, retomando o patamar próximo aos anos de 2017 e 2019, quando a taxa era de 20%. Entre os que se formalizaram, 8% já atuavam como autônomos informais, enquanto 7% eram empregados sem carteira assinada.