Imposto de Renda: 41% dos usuários utilizaram a declaração pré-preenchida

Em 2023, apenas 23,9% foram no formato disponível no GOV.BR

O balanço final da entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024 foi divulgado no fim de semana pela Receita Federal do Brasil (RFB). Do total de 42.421.153 declarações entregues até às 23h59 do dia 31 de maio, 41% foram utilizando o recurso da declaração pré-preenchida. Em 2023, apenas 23,9% utilizaram esse recurso durante todo o período de entrega da declaração.

“Esse resultado mostra o crescimento da declaração pré-preenchida, que facilitou e agilizou o processo para a entrega das informações para milhões de contribuintes. É o GOV.BR simplificando a vida dos cidadãos”, afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
 
Atualmente, o GOV.BR é utilizado por mais de 157 milhões de brasileiros e possibilita o acesso a mais de 4.200 serviços digitais. Além da declaração pré-preenchida, estão disponíveis na plataforma serviços como a Assinatura Eletrônica GOV.BR, Meu SUS Digital, Meu INSS, ENEM, Fies, Carteira Digital de Trânsito, eSocial e documentos militares. Na plataforma, é possível também pesquisar os serviços digitais por perfil, como empreendedor, trabalhador, aposentado, estudante e turista.
 
Para utilizar a plataforma do governo federal, o primeiro passo é acessar a loja do seu dispositivo e fazer o download do GOV.BR.  Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta.  No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS.  Todavia, esse formulário só permite o nível bronze.

Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta. Para avançar para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 que estão credenciadas. São elas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil, PicPay/Original, BTG Pactual e Nubank.

Por fim, para ter acesso ao nível máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Nesse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
 
Até o momento, temos cerca de 85 milhões de usuários com contas de nível prata ou ouro. Em caso de dúvidas sobre a sua conta, acesse gov.br/atendimento.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Compartilhe:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn